Na infância que se inicia a formação dos hábitos alimentares que permanecerão ao longo da vida!


Receitas de sopas para o inverno

03/07/2013, por Priscilla Bogaert
Sopa de Mandioquinha

Ingredientes:
2 mandioquinhas (batata-baroa) 
1/2 cebola 
1 dente de alho 
1/2 colher (sopa) de azeite 
2 xícaras (chá) de água 
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Descasque as mandioquinhas e corte-as em rodelas grandes. Sobre uma tábua, pique a cebola e o alho. Leve uma panelinha ao fogo médio.Quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo sempre, até ficar transparente. Neste momento, junte o alho e misture por 1 minuto.Acrescente as rodelas de mandioquinha, a água e misture novamente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que a mandioquinha fique macia, desmanchando. Durante o cozimento a panela deve ficar parcialmente tampada. Desligue o fogo. Bata tudo com o mixer na própria panela, com cuidado para não se queimar. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique uma sopa lisa. Verifique o sabor; se quiser, tempere com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Sirva quente.

Sopa de Abóbora e Gengibre

Ingredientes:
1 col. (sopa) de azeite extravirgem
1 cebola média, picada
4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços
1 col. (café) de raspas de gengibre
1 litro de água
1 pitada de orégano
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto
 
Modo de preparo
Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.

Sopa de Ervilha

Ingredientes:
3 copos (600 ml) de água
2 xíc. (chá) de ervilha seca
2 folhas de louro
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
Sal e orégano a gosto

Modo de preparo
Coloque a água, a ervilha, o louro, a cebola e o alho numa panela de pressão e deixe ferver por 20 minutos. Retire do louro e bata no liquidificador. Volte o caldo no fogo e tempere com o sal e o orégano. Ferva por mais 5 minutos.


Sopa de legumes

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 cenouras cortadas em rodelas
1/2 repolho branco ralado
1 abobrinha cortada em cubos
500 g de carne bovina magra cortada em cubos
6 batatas médias picadas
4 tomates sem sementes e picados
3 litros de água
15 vagens picadas
sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela refogue a cebola, as cenouras, o repolho e a abobrinha; cozinhe até que os legumes fiquem dourados, mexendo frequentemente. Retire-os com a escumadeira e reserve-os. No mesmo óleo da panela, doure os cubos de carne mexendo frequentemente, até que fiquem corados. Coloque na panela, juntamente com a carne, os legumes reservados, as batatas e os tomates, os ingredientes restantes e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe até que a carne e as batatas estejam macias.

Caldo Verde com gengibre

Ingredientes:
Água, 500 ml
Cebola, 1 unidade média
Batata, 3 unidades médias
Salsão, 1 talo médio
Couve, 12 folhas
Gengibre, a gosto
Sal, a gosto
Pimenta-do-reino, a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela com água, cozinhe a cebola, a batata, o salsão e o gengibre.Quando os legumes estiverem macios, bata-os no liquidificador com o próprio caldo do cozimento.Agora, em uma tigela, coloque um pouco da couve fatiada crua e, por cima, o caldo. Finalize com mais couve por cima para decorar.



Deixe seu comentário